Breve explanação

Bacharelado em Artes Visuais - UFRGS, 2010.

Os trabalhos apresentados são resultados da pesquisa desenvolvida inicialmente em torno de composições no plano, das questões da pintura, onde as camadas de cor são feitas de camadas de tecido sobrepostos, e as profundidades, sobreposições, vazios e deslocamentos são feitos com os tecidos, e não com simulações de perspectivas ou sombreados. As colagens de Matisse são uma referência, suas reflexões quando explicava que pintava superfícies de papel para depois, com a tesoura, "desenhar" as formas para então compor os trabalhos. Também me inspira Helio Oiticica quando pensa na cor e na pintura em seus parangolés em movimento. Ao longo do processo, os trabalhos foram transformando-se, inevitavelmente, em objetos tridimensionais, e alguns em esculturas. Uma experiência mais espacial, que permitia a entrada e o toque das pessoas, assim como um desdobramento para vestir, foram temporariamente deixados de lado. São alguns dos desdobramento que penso em explorar.
O material escolhido foi o tecido, que empilhado pode ser manipulado com costuras recortes com tesoura ou bisturi, e assim provocar deslocamentos, dobras, e as mais diversas operações, aproveitando não só suas cores e estampas, como sua maleabilidade.
Ainda sobre sua forma, escolhi como elo de ligação entre as experiências e também como limite de atuação, a predominância de formas mais quadradas, linhas mais retas, verticais e horizontais, tanto para dar mais visibilidade para os volumes e operações desempenhadas no processo, como para contrastar com as texturas e estampas extremamente variadas.
Os tecidos, utilizados em sua ampla variedade de texturas, cores e estampas, evidenciam a disponibilidade de itens de consumo no mercado, que exploro junto à idéia de reaproveitamento, reciclagem de materiais, quando uso também retalhos, assuntos que permeiam nosso cotidiano.
O uso de material não tradicional no universo da arte, do que está disponível em casa, assim como da máquina de costura, deslocando-os para o universo da arte, e de tecidos com texturas e estampas que remetem ao universo tradicionalmente feminino, simbolizam e pensam o deslocamento da mulher de seu ambiente doméstico para o meio intelectual e profissional, e as incongruências nos papéis sociais que permeiam o estágio atual desse deslocamento após mais de três décadas do surgimento do feminismo. Nesse aspecto, uma grande influência é da artista francesa Annette Messager, notadamente quando diz olhar para a imensidão de elementos que compõem nossa personalidade comparável a um imenso patchwork.
Em julho de 2010.

Postagens mais visitadas

Imagem